Esses quatro termos, de uma forma ou de outra, se referem a tipos diferentes de percepção urbana. Entende-se por percepção urbana, neste caso, o que uma pessoa ou um grupo, através da observação e admiração, entende sobre os elementos urbanos dispostos ao seu redor e como tira proveito das impressões tidas durante esse processo, além de englobar também a sua interpretação do espaço. Para ficar mais claro, a seguir estão algumas definições para cada um dos quatro termos.
Parkour:
Parkour é uma disciplina física de origem francesa, em que o participante sobrepõe obstáculos de modo mais rápido e direto possível, utilizando-se de diversas técnicas como saltos, rolamentos e escaladas.
O Parkour é basicamente um método natural de treinar o corpo para se tornar capaz de se mover adiante com agilidade, fazendo uso dos obstáculos que estão a nossa volta o tempo todo.
Umas das filosofias da prática é que a mesma não necessita de nenhuma estrutura ou acessórios, seu corpo é sua única ferramenta. Por meio de movimentos eficientes seus praticantes podem ir de um lugar a outro utilizando somente os recursos que seu corpo pode oferecer.
O Parkour é basicamente um método natural de treinar o corpo para se tornar capaz de se mover adiante com agilidade, fazendo uso dos obstáculos que estão a nossa volta o tempo todo.
Umas das filosofias da prática é que a mesma não necessita de nenhuma estrutura ou acessórios, seu corpo é sua única ferramenta. Por meio de movimentos eficientes seus praticantes podem ir de um lugar a outro utilizando somente os recursos que seu corpo pode oferecer.
Este vídeo é uma entrevista feita com David Belle, um dos fundadores do parkour moderno, onde ele deixa claro pontos importantes sobre esse esporte, conta sua história e define os principais objetivos de se praticar o parkour. Além de ser uma excelente base para quem quer se aprofundar na prática, este vídeo traz também, para os leigos, uma noção geral do que se trata o esporte.
Fonte: http://aprendapk.blogspot.com/Flaneur:
O termo flâneur vem do francês e tem o significado básico de "andarilho", "ocioso", "vadio", que por sua vez vem do verbo francês flâner, que significa "para passear". Charles Baudelaire, ampliou e desenvolveu o conceito derivando-o para "uma pessoa que anda na cidade, a fim de experimentá-la ".
![]() |
| Flanêur |
O flanêur é um amante das ruas que repara em detalhes que para outros cidadão passam despercebidos. Ele valoriza objetos, lugares, pessoas que o observador comum já não repara, por fazerem parte de uma rotina. É simplesmente uma pessoa que vê o mundo com olhos diferentes da maioria da população, a sua visão é com riqueza de detalhes, e detalhes nas coisas mais simples.
Fonte: http://www.facebook.com/topic.php?uid=196949455128&topic=16682
http://barbara-rt.blogspot.com/
http://derivaurbana.blogspot.com/
Deriva:
A técnica ou o método experimental chamado de Deriva visa re-conhecer ou redescobrir a cidade desconstruindo as formas culturais tradicionais e impregnadas de pré-concepções, se utilizando de um caminhar sem direção ou rumo pré-definido.
“As grandes cidades são favoráveis à distração que chamamos de deriva. A deriva é uma técnica do andar sem rumo. Ela se mistura à influência do cenário. (...) Entre os diversos procedimentos situacionistas, a Deriva se apresenta como uma técnica de passagem rápida por ambiências variadas. O conceito de deriva está indissoluvelmente ligado ao reconhecimento de efeitos de natureza psicogeográfica e à afirmação de um comportamento lúdico-construtivo, o que o torna absolutamente oposto às tradicionais noções de viagem e de passeio” (DEBORD, 1958).
Conforme o descrito acima, podemos encontrar semelhanças latentes entre o flânerie e a Deriva, pois ambos se contrapõem ao modo de vida hegemônica do capitalismo, a transformação do tempo-livre em tempo-lazer mediado pela mercadoria, e valorizam a criação de novos jogos, novas situações (por isso o nome situacionistas), que priorizem a participação social. Tanto o vagabundo consciente encontrado por Walter Benjamin na obra de Baudelaire, quanto o vivenciador e criador de novas situações dos situacionistas se posicionam diante da modernidade de forma crítica. E tentam através de um novo olhar em relação a cidade, agir no mundo de forma lúdica e ativa e não contemplá-lo passivamente, e para isso se faz necessário criar novos jogos.
Fonte: http://derivaurbana.blogspot.com/
Flash Mob:
Atualmente pode-se entender flash mob como uma intervenção urbana que consiste em um numeroso grupo de pessoas que se reúne repentinamente em um local público, realiza um ato inusitado em conjunto combinado previamente e por um curto espaço de tempo, e depois rapidamente se dispersa.
![]() |
| I Gotta Feeling Live at Oprah's |
No dia 10 de setembro, o grupo Black Eyed Peas quebrou o recorde de maior flash mob da história (I Gotta Feeling Live at Oprah’s), ao reunir cerca de 21 mil fãs na Avenida Michigan, em Chicago, nos EUA para comemorar a passagem da 24ª temporada do programa de Oprah Winfrey na TV. O grupo preparou uma surpresa para ela ao tocar o grande hit I Gotta Feeling com uma coreografia inacreditável envolvendo toda essa multidão.
Fonte: http://mobbrasil.wordpress.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Flash_mob



Nenhum comentário:
Postar um comentário